imóveis

October 21, 2017 - Comment

A aquisicao de um imóvel e, certamente, a maior divida que você terá de contrair em sua vida. Em tempos de juros elevados e desemprego a solta, ficou mais difícil bater o martelo. A boa noticia e que a inércia do mercado esta contribuindo a negociação e os abatimentos. Veja a seguir os cuidados no momento de

A aquisicao de um imóvel e, certamente, a maior divida que você terá de contrair em sua vida. Em tempos de juros elevados e desemprego a solta, ficou mais difícil bater o martelo. A boa noticia e que a inércia do mercado esta contribuindo a negociação e os abatimentos. Veja a seguir os cuidados no momento de escolher um imóvel.

1) Aprovar uma carteira de credito com uma instituição financeira.
Assim, e possível saber que valor de imóvel cabe no bolso e começar a pesquisa.

2)Entenda a sua real necessidade. O tamanho da família e os planos para o futuro vão indicar a quantidade de quartos, banheiros, a metragem do imóvel, etc.

3) Não tenha impaciência ao eleger o imóvel. Faça visitas em horários diversos para sentir o clima do bairro e consulte aos vizinhos para descobrir particularidades sobre a segurança, por exemplo.

4) Leve em consideração também o potencial de valorização do imóvel e a facilidade de revende-lo.
5) Analise o passado da incorporadora, construtora ou vendedora. Uma consulta rápida aos Prótons ou sites como o Reclame Aqui ou a plataforma Consumidor do governo pode evitar dor de cabeça.
6) Depois de ter o credito pre-aprovado e da escolha do imóvel e hora de verificar a documentação. E recomendável procurar um especialista para verificar toda a papelada.

7) Evitem fazer propostas absurdas. Se o vendedor aceitar descontos elevados, pode ser sinal de que ha algo errado. Certifiquem-se do que esta e do que não esta incluído no valor e discutam francamente. Levem os documentos do imóvel e do proprietário para um advogado de confiança.

8) Pesquisem sobre a construtora/incorporadora antes de adquirir um imóvel na planta. Visitem um empreendimento já entregue por ela e solicitem copia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar o contrato. Acompanhem o andamento das obras;

9) As prestações podem ter valores diferentes. Ate a entrega das chaves, o saldo devedor e corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Após a entrega, vocês podem quitar a divida, usar os recursos do FGTS para amortizar parte do valor (caso seja seu primeiro imóvel) e financiar o restante com o banco. O mercado oferece taxas atrativas e prazos longos. Programem-se para que a parcela caiba no bolso de vocês;

10) Façam uma reserva financeira, pois e preciso pagar o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) a Prefeitura e as taxas de registro cartoriais, que somam aproximadamente 4% do valor do imóvel. Mesmo que não tenham contratado financiamento, não deixem de registrar sua escritura no Registro de Imóveis.

A aquisição de imóveis no Brasil e sempre um assunto bastante delicado. E preciso levar em conta muitos fatores, alem da burocracia da compra em si. São anos de sonhos, economia e educação financeira para atingir a certeza de que e o momento certo adquirir.

Comments

Write a comment

*